O município de CAMPO BOM
Rio Grande do Sul
BRASIL
A COMUNIDADE CATÓLICA
Por volta do ano de 1929, existiam cerca de 200 famílias católicas em Campo Bom. Não possuíam um tempo próprio. As práticas religiosas eram efetuadas na casa de Jacob Lauer e celebradas pelo Revdo. Padre Júlio Theemann, vigário de Hamburgo Velho.
O número de fiéis aumentava consideravelmente de ano para ano e sentia-se a necessidade da construção de uma capela.
Reunidos os líderes católicos na casa de Carlos Lauer, o Revdo. Padre Júlio Theemann presidiu a sessão. Ficou resolvido, então, que Carlos Lauer venderia um terreno para a comunidade em formação, pela quantia de 5:000$000  rs (cinco contos de réis). Na mesma oportunidade, foi eleita a comissão de construção, que ficou constituída pelos seguintes membros : Waldemar Selbach, Pedro Senger Fº, Mathias Müller, Adolpho Blankenheim, Carlos Becker, Alfredo Feltes e Jacob Lauer.
Em 2 de fevereiro do ano seguinte, era benta a pedra fundamental da Capela "Santa Teresinha do Menino Jesus" e, em novembro, era realizada a inauguração, com a solene benção, sendo o Revdo. Padre Júlio Theemann o primeiro vigário da nova capela.
Localizava-se na esquina da Rua dos Andradas com a Rua Padre Júlio.
A Igreja Matriz Santa Teresinha, que susbstituiu a primeira capela da Comunidade Católica de Campo Bom, situa-se à Avenida Brasil, no centro da cidade.