O município de CAMPO BOM
Rio Grande do Sul
BRASIL
            Com a criação do município de Sapiranga, surgiram os primeiros sinais da emancipação de Campo Bom. Não havia possibilidade, na época, em função da exigüidade populacional e territorial do então 2º Distrito de São Leopoldo.

            Em junho de 1957, entretanto, após um contato com o Governador do Estado, Dr. Ildo Meneghetti, sob forma de consulta, a idéia emancipacionista tomou conta de tudo e de todos. A 8 de julho de 1957 foi nomeada uma comissão primária, formada por membros dos diretórios dos partidos políticos, com representação no distrito.

            Após muitos contatos com parlamentares gaúchos, muitos dos quais vieram a Campo Bom conhecer o distrito e sua potencialidade econômica, foi eleita definitivamente a a Comissão de Emancipação. Isso aconteceu dia 29 de novembro de 1957, e o Presidente foi o Sr. Arno Kunz.

            A área territorial e o número de habitantes eram dois sérios entraves. Foi cogitada a anexação de Canudos, importante bairro de Novo Hamburgo. Não deu. Enfim, aconteceu a possibilidade da anexação da Barrinha.

            Contudo, Campo Bom teve um grande "advogado e protecionista" na pessoa do Deputado Estadual Victor Graeff. Ele batalhou no sentido de que a lei emancipacionista fosse alterada, o que finalmente aconteceu, possibilitando a emancipação do então 2º distrito de São Leopoldo.

            O plebiscito, ou seja, a consulta oficial à comunidade campo-bonense, foi marcado para o dia 30 de novembro de 1958. Foi registrada uma maioria esmagadora de votos favoráveis e isso fez com que fosse criado o município de Campo Bom, através da Lei nº 3.707, sancionada pelo Governador do Estado Ildo Meneghetti.

Data da emancipação :  31 de janeiro de 1959.





A EMANCIPAÇÃO POLÍTICO/ADMINISTRATIVA
Compare Produtos, Lojas e Preços