O município de CAMPO BOM
Rio Grande do Sul
BRASIL
          O município de Campo Bom está localizado na Região Metropolitana de Porto Alegre, Grande Porto Alegre, distando cerca de 50 km da capital gaúcha. Conforme estimativa do IBGE de 2004, Campo Bom tinha 57.169 habitantes.

          O nome
CAMPO BOM foi dado pelos tropeiros que desciam a serra, levando gado a Porto Alegre e outras localidades. Aqui faziam parada obrigatória e sempre elogiavam os pastos e os campos.

          Foi com a chegada dos colonos alemães, no ano de 1826, que a região começou a ser colonizada. Sobrenomes estranhos daqueles que deixaram a Europa e aqui começaram a reconstruir suas vidas :
Klingelhoefer, Dreyer, Hirt, Blos, Vetter, Rieth, Deuner, Mertin, Dick, Kristmann, Cornelius, Brenner, Spetenz, Weber, Kronhardt, Helt, Hoffmeister, Kremer, Schalenberg, Lehn e Ermel.

          No ano de 1828, Campo Bom recebeu a primeira igreja de culto evangélico do Sul do Brasil, que também servia de escola para os filhos dos alemães. Friedrich Cristian Klingelhoefer foi o primeiro pastor e professor. Aliás, Klingelhoefer foi o primeiro imigrante aqui chegado com formação superior (ele e seu filho Herrmann abaraçaram a causa farroupilha e morreram em combate contra os imperiais. Ficou conhecido como Pastor Farrapo). No lugar da primeira igreja, que era de madeira, foi erguida uma nova, inaugurada em 6 de fevereiro de 1851. Esta igreja, hoje desativada, faz parte da paisagem bonita e histórica da atual Avenida Brasil.

          Campo Bom pertencia ao município de São Leopoldo, do qual era considerado 2º distrito. A emancipação ocorreu a 31 de janeiro de 1959 e Adriano Dias foi eleito o primeiro prefeito, tomando posse a 6 de junho de 1959. Um fato curioso : Campo Bom era distrito de São Leopoldo sem que tivesse qualquer ligação física com o município-mãe.
Um pouco da sua história
A economia de Campo Bom resume-se na fabricação de cal-çados, metalurgia, cartonagens e fabricação de tijolos e telhas, nas olarias localizadas, a maior parte delas, às margens do Rio dos Sinos.
          Campo Bom foi pioneiro na exportação de calçados. Um pioneirismo alcançado no ano de 1967, através de um trabalho árduo do industrial Cláudio Enio Strassburger.

          No periodo de 16 a 24 de outubro de 1960 realizou-se, em Campo Bom, a 1ª Feira de Amostras de Produtos Industrializados do Vale do Sinos. Este evento, inédito e de grande sucesso, deu origem à FENAC.

          Anualmente, no mês de março, o CTG Campo Verde e os diversos segmentos da comunidade campo-bonense se unem para a realização do Rodeio Crioulo Nacional, um evento que atrai milhares de pessoas.

          Em Campo Bom foi construída a primeira ciclovia oficial da América do Sul. Hoje ela possui uma extensão de 18,000 metros e liga os principais estabelecimentos industriais e comerciais com os bairros e vilas operárias

Saiba onde tem o melhor preço antes de comprar